Navegação Rápida:
 
Abrir em nova janela

"Se nos revoltamos contra as circunstâncias difíceis, como extrair delas o ensinamento e a providência que nos burilarão sentimentos e raciocínios para a Vida Superior?..."


REENCARNAÇÃO E EDUCAÇÃO
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier

Chico Xavier: "Antecedendo as nossas tarefas espirituais, conversávamos – um grupo de amigos – sobre Reencarnação e Educação. Os companheiros traziam ao assunto aspectos diversos das modificações atuais na Terra, procurando relacionar os temas aludidos com a instrução em variados setores das atividades mundiais.
A troca de ideias seguia animada, quando o horário nos chamou para a reunião da noite. O Livro dos Espíritos nos ofereceu a exame a questão 208. Apreciações proveitosas foram feitas pelos companheiros. Por fim, o nosso caro Emmanuel escreveu a mensagem “Considerações no Plano Físico”.

CONSIDERAÇÕES NO PLANO FÍSICO
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier

Conscientes quanto ao caráter educativo e reeducativo da reencarnação, o empenho a menor esforço é sempre estranhável naqueles que amadureceram para a aceitação da verdade.
Afinal, que procuramos quando internados no berço terrestre?
Se tomamos o corpo físico, claramente sujeito a leis que o transformam incessantemente, a fim de que sejamos impulsionados à renovação, porque fugir das dificuldades que nos conduzem à percepção mais alta da vida?
Se estamos na espiritualidade – criaturas imortais que somos – na posição de consciências endividadas, ante as culpas adquiridas, renascendo no mundo para o necessário reajustamento, de que modo solucionar os problemas que se nos fazem característicos, se nos deixam atravessar a infância absolutamente entregues aos pendores infelizes, sob o pretexto de que devemos crescer livres?
Se nos achamos num corpo francamente desmontável, a qualquer hora, na feição de aprendizes transportando consigo a carteira de lições, no educandário em que provisoriamente se encontra, que proveito retirar dessa medida, se somos relegados aos próprios enganos, como barco à matroca?
Se abominamos o obstáculo, interpretando-o por instrumento de prova, como efetuar a aquisição das qualidades de que não prescindimos para o trabalho de elevação?
Se nos revoltamos contra as circunstâncias difíceis, como extrair delas o ensinamento e a providência que nos burilarão sentimentos e raciocínios para a Vida Superior?
Que liberdade de escolher teremos nós, se a válvula da responsabilidade não estiver controlando a nossa independência, já que a independência desorientada quase sempre nos leva à destruição?
Que espécie de direito nos favorecerá na justiça da vida, se menosprezarmos o dever que estabelece o merecimento?
Que gênero de existência surgirá para nós, se desertarmos da lição que melhora ou da disciplina que ajuda a construir?
Com semelhantes perguntas não buscamos louvar o chicote, exaltar a servidão, reviver a palmatória ou forjar novos grilhões para os nossos irmãos do mundo, mas sim procuramos ponderar com os amigos encarnados da Terra, quanto aos nossos impositivos de entendimento em nossas necessidades de educação.

(Do livro "Caminhos de Volta", Emmanuel, Francisco C. Xavier)
NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:
http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html


Realização:
Instituto André Luiz
http://www.institutoandreluiz.org/

Evangelizando Corações - Instituto André Luiz - Material apropriado para o culto do Evangelho no Lar, Evangelização de Crianças e Jovens, Encontro de Pais e Palestras em geral.

© Instituto André Luiz - 1999 - 2012 / Todos os direitos reservados / All Rigths Reserved
Entidade Brasileira Sem Fins Lucrativos / Brazilian Non-profit Entity
Essencialmente ESPÍRITA.

Imagens: "Rain Umbrellas" e "Girl with Umbrella" (AD)
Arte Digital: Lori (Instituto André Luiz

Ao repassar/republicar, favor conservar os créditos. | Exclusivamente para uso não-comercial.
By passing on /republish, please keep the credits. | Exclusively for non-commercial use.
Por favor, leia as "Regras de Uso" para o material do site aqui.