Atenção:  o Instituto André Luiz é estritamente virtual e por isso não retira e nem entrega, em domicílio ou em qualquer outro lugar físico, livros, roupas, mantimentos, remédios e objetos em geral. Também não autorizamos ninguém a fazer esse ou qualquer outro tipo de assistência, material e/ou espiritual em nosso nome.
Se você souber de alguém que agindo em nome do
Instituto André Luiz, por favor nos informe: Denúncia? Irregularidade? Solicitação? Sugestão? Envie um e-mail para nós! Muito obrigado!

 

 

.
FAQ DO SITE ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ
As dúvidas mais freqüentes de nossos amigos e visitantes, em índice analítico.


 

01. Nossa instituição no início recebeu o nome de Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, ou abreviado: I.D.E.A.L. André Luiz, com sede em Curitiba, PR. Mas devido a existência da Editora IDEAL, entidade respeitável e merecedora de toda a nossa consideração, e com a qual muitos internautas passaram a nos confundir, simplificamos para Instituto André Luiz, nome que não apenas nos identifica melhor como abre espaço para outras atividades além da divulgação espírita.

Topo


02. A explicação já está clara no item 1.

Topo


03. Confusão muito freqüente, embora sejam nomes bem diferentes. As Casas André Luiz tem sede em São Paulo e nada tem a ver com o nosso Instituto André Luiz, muito embora os mesmos ideais de engrandecimento da Doutrina Espírita. Para saber mais sobre o maravilhoso trabalho das Casas André Luiz, clique aqui http://www.andreluiz.org.br

Topo


04. Não, também não somos a Editora IDEAL, que possui sede igualmente em São Paulo. Nós temos sede em Curitiba, PR. A Editora IDEAL, desde há muito no mercado de livros espíritas, possui história e estrutura completamente diferente do nosso Instituto André Luiz, que não é Editora, mas sim Divulgador Espírita. Veja mais sobre a Editora Espírita IDEAL

Topo


05. Mensagens pessoais de André Luiz não são possíveis. Sequer foi ao tempo de Chico Xavier. No entanto, deixou este nobre Espírito centenas de mensagens distribuídas em inúmeros livros e uma delas, certamente, trará a resposta desejada ou o consolo necessário.

Topo


06. Não fazemos. Por ora este é um trabalho que ainda não estamos desempenhando, muito embora já tenham repontado em nossas reuniões algumas mensagens de desencarnados. Mas, como sempre, para dar continuidade à tarefa, somente com o aval do Plano Espiritual, o que ainda não aconteceu.

Topo


07. Fazemos todos os sábados uma reunião de irradiação para pessoas necessitadas. Mas não é necessário enviar e-mail com nome e endereço. Basta sintonizar conosco, das 19 às 20 horas, através de prece ou pensamento neste sentido.

Topo


08. Ainda não é possível o atendimento fraterno no local . Para isso será necessário a abertura das portas do Instituto, o que por ora ainda não foi autorizado, devido a peculiaridade de nossos trabalhos. O que podemos fazer, de melhor neste sentido, é o diálogo amoroso mantido através das mensagens diárias com todos os associados. Veja em nosso Index como se cadastrar.

Topo


09. Recebemos muitos e-mails com pedido de desenvolvimento de temas que francamente entendemos tratar-se de trabalho para faculdade ou para palestras e artigos espíritas. Nosso tempo é reduzido pois trabalhamos como todo mundo e o site é fruto dos momentos de folga. Solicitar algo neste sentido não é fraterno. Por isso, quando percebemos o jogo duplo, aconselhamos o solicitante e buscar as informações por si mesmo.

Topo


10. Infelizmente não podemos receber doações, por ora, pois não possuímos os recursos precisos para disponibilizá-las a quem esteja precisando, tipo local, transporte e etc. Está bastante difícil, por incrível que pareça, a distribuição de móveis, roupas e demais objetos a pessoas e instituições carentes. Faltam dados neste sentido, faltam endereços, indicações e recursos. E nós entendemos que é preciso mais do que receber também saber distribuir para quem precisa. Pedimos desculpas pela nossa momentânea impossibilidade. Estamos procurando montar um cadastro de locais carentes e de pessoas que possam fazer o transporte voluntariamente. Talvez a partir daí poderemos aceitar a oferta de corações caridosos e interessados em auxiliar o próximo necessitado.

Topo


11. Trabalhos de desobsessão devem ser feitos em centros bem estruturados, com médiuns seletos, experientes e responsáveis. Caso contrário o resultado pode ser pior que o problema em si. Raras casa o fazem, devido, justamente, aos requisitos necessários e cada vez mais escassos. Com nossa proposta de Cadastro de Centros Espíritas, esperamos reunir um bom número para ofereceu aos internautas interessados e/ou necessitados.

Topo


12. Não possuímos em nossos quadros um profissional (médico ou psicólogo) que possa ajudar neste caso. Mais uma vez, fica a esperança de que o Cadastro encontre Centros que mantenham um serviço de nível sobre o assunto.

Topo


13. Por enquanto estamos dispensando doações materiais por não saber como distribuí-las. Também não aceitamos doações em dinheiro. Demais colaborações somente quando o Instituto André Luiz tornar públicas suas reuniões.

Topo


14. Estamos aceitando textos digitados de André Luiz, Emmanuel, Bezerra de Menezes e demais autores (devidamente acompanhadas de autor, obra e editora). Toda colaboração neste sentido é muito bem vinda! , além de textos e/ou capítulos, mesmo parciais de livros espíritas e de autores encarnados e desencarnados, em português e inglês, são muito bem-vindos. Agradecemos toda e qualquer colaboração neste sentido.

Topo


15. Nosso noticioso Canal Aberto foi feito para publicar trabalhos espíritas de nossos amigos e visitantes. Possuindo algo que possa ser útil ou alegrar a alma e o coração de alguém, envie para nós. Nosso endereço para contato está no Index do site, no indicador "Recepção".

Topo


16. Todo o material exposto no Site Espírita André Luiz pode ser copiado, mesmo o que traga nosso Copyright. Se solicitamos a conservação dos créditos não é porque somos vaidosos mas sim porque é da mais elementar educação declarar o nome do autor de um trabalho que não lhe pertence. Claro que nem tudo, infelizmente, tem autoria conhecida, muitas obras circulam hoje pela Net sem que se saiba de onde vieram e quem as criou. Mas sabendo-se a origem e autoria, é de bom-tom que se cite a fonte. Fica mais bonito, sem dúvida alguma.

Topo


17. As músicas que tocam em nosso site NÃO fazem parte de nenhum Cd específico. Foram coletadas na Net e estão à disposição de todos. Costumávamos colocar endereços de alguns sites de música em nossas mensagens mas, a pedido destes e em virtude do (mau) hábito da linkagem direta, esse procedimento foi suspenso. Gostando de alguma música em especial, escreva-nos que a enviaremos por e-mail, com muito prazer. Muito importante, porém, é colocar o nome e o endereço da página em que a música está tocando.
Exemplo: Página: "Memórias de Emmanuel", endereço: http://www.institutoandreluiz.org/memorias_de_emmanuel.html

Para solicitar uma música de que tenha gostado, clique aqui.

Topo


18. Sobre este assunto, por favor visite:  Lei dos Direitos Autorais.

Topo


19. Infelizmente, este é um dos assuntos que mais nos entristecem hoje. Devido ao alto custo da taxa de transferência de dados, que é acionada sempre que uma imagem é visualizada em seu navegador, e ao desrespeito de algumas pessoas que linkaram diretamente nossas imagens em seu sites e blogs, tivemos que optar pela proteção de hotlink, ou seja, as imagens do site não mais são exibidas fora dele, mesmo no Google. Ainda estão aptas à cópia, mas não mais à exibição. O mau hábito da linkagem direta nos causou grandes prejuízos, deixando nosso site muitas vezes off-line. O que linkagem direta? É o mesmo que alguém adornar sua casa com flores colhidas no jardim do vizinho, sem permissão. Em termos mais duros, é o mesmo que o famoso "gato" de luz, ou iluminar a casa ás custas dos outros. Muita gente faz isso por ignorância, outros porém, por mau-caratismo. Num e noutro caso, o prejuízo é sempre daquele que está pagando a um servidor para hospedar o material de seu site e que acaba "emprestando" sem saber este material para outras páginas e blogs e ainda pagando a conta do excesso de taxa de transferência.

Topo


20. Rogamos encarecidamente que esses arquivos - de música e texto -, NÃO sejam linkados diretamente para nossa página. Arcamos sozinhos com o alto custo do site e nada cobramos por nossos serviços. No entanto, não conseguiremos nos manter na Internet por muito tempo, caso persistam as linkagens diretas.
Veja o que é linkagem direta: alguém tem um site ou blog com o seguinte endereço (é apenas um exemplo): www.meublogoumeusite.com.br . Ele possui textos espíritas, imagens trabalhadas e até músicas. Os visitantes parabenizam seu criador. Ele agradece comovido. Mas nosso rastreador de hotlink acusa desvio de taxa de transferência e dá o endereço do "furtador". É o endereço acima. Lá, vemos pelo código fonte ou apenas passando o cursor sobre as imagens, que o endereço real de tudo o que aparece na página, muitas vezes até os textos completos tem o endereço www.institutoandreluiz.org. Isso significa que fizeram "gato" com nossos arquivos ou seja: estão mostrando um trabalho - e ainda agradecendo aos elogios -, quando ele é na verdade fruto de nosso esforço e dedicação e está on-line graças ao pagamento (pontual) que efetuamos mensalmente da hospedagem e demais serviços (guestbook, enquetes e etc.).
REPETIMOS: Todo nosso material pode ser copiado e transformado em material para novo site, DESDE QUE SE MANTENHAM OS CRÉDITOS E SEJAM HOSPEDADOS EM SERVIDOR SOB SUA RESPONSABILIDADE.

Topo


21. Se não encontrou a resposta que procurava, por favor, aguarde. Estaremos ampliando o Faq, em breve, para melhor atendê-lo.

Topo


VOLTAR HOMEPAGE